terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Autores revelados pelo Wattpad

Rede social literária, atraem a atenção de editoras brasileiras



Mercado esse que está atento para absorver outros talentos surgidos na plataforma. A galesa Beth Reekles, que publicou “The kissing booth” na rede social quando tinha apenas 15 anos, entrou na lista de adolescentes mais influentes de 2013 da “Time”. Por aqui, já foram lançadas a paulistana Lilian Carmine (“Lost boys”, Leya), a sul-mato-grossense Camila Moreira (“O amor não tem leis”, Objetiva) e a americana Laurelin Paige (“Por você”, Rocco). Em 2015, é a vez da carioca Nana Pauvolih (“A redenção do cafajeste”, Rocco), em fevereiro; da pernambucana Mila Wander (“O safado do 105”, Planeta), em março; e do inglês Taran Matharu (“The summoner”, ainda sem título em português, Galera Record), em maio. Os gêneros vão da ficção adolescente à ficção erótica, passando pela fantasia.



 - Anna Todd era uma pós-adolescente recém-casada, que não sabia bem o que queria da vida. Ávida leitora, a americana descobriu numa rede social gratuita com foco em celulares e tablets a solução para o tédio atrás do balcão da loja em que trabalhava. Com o Wattpad, pegou gosto pelas histórias escritas pelos próprios usuários, publicadas em pequenos capítulos, geralmente semanais, formatadas para serem lidas em pequenas telas. Um belo dia, começou ela mesma a escrever e dali saiu uma fan fiction cujos personagens eram os integrantes da boy band One Direction transportados para uma universidade, com um leve toque erótico, formatado para adolescentes. De repente, boom. “After”, sua primeira trilogia, teve mais de um bilhão de visualizações e seis milhões de comentários no aplicativo, arrebanhando uma legião de fãs (outra de detratores) e, claro, chamando a atenção de grandes editoras do mundo todo e dos estúdios de cinema — a trama será adaptada pela Paramount.





No Brasil, “After” acaba de sair assim, com o título em inglês mesmo (a pedido das fãs de Anna), pelo selo Paralela, da Companhia das Letras. Chega às livrarias com 50 mil cópias, tiragem de best-seller, e a marca do Wattpad na capa. A versão impressa foi revisada, reformatada e ganhou trechos exclusivos, que apimentam a relação do protagonista (no papel, ele deixou de ser uma ficcionalização do cantor Harry Styles, rebatizado de Hardin Scott, como será no filme). A segunda parte será lançada em janeiro, a terceira em fevereiro e a quarta em março, seguindo a estratégia do mercado internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©