um contrato com uma editora é extremamente difícil, e você é obrigado a ceder inúmeros direitos quando finalmente consegue fechar um contrato. Mas se você publicar seu livro, além de garantir mais direitos sobre os ganhos, o preço final para o leitor poderá ser menor. Tem mais: você é quem decide como será o marketing e a divulgação da obra. Seja lá qual for o motivo para publicar o seu próprio livro, os meios para conseguir isso estão disponíveis para qualquer um que esteja interessado. Confira a seguir as opções para quem quer publicar um livro.
Método 1 de 2: Texto, Revisão, Design e Direitos Autorais
- Para os desavisados:
Publicar um livro dá trabalho, e como. Para escrever um livro que possa ser lançado no mercado editorial, é preciso dedicar de 4 a 12 horas por dia ao ofício de escrever. Em outras palavras, é essencial reservar tempo suficiente para a criação, desenvolvimento, conclusão e revisão da obra.
- Muitos escritores sentem-se mais criativos de manhã cedo. Descubra em qual período do dia você sente-se mais inspirado e com a imaginação fervendo.
- Não esqueça de ler outros livros enquanto trabalha no seu. Para continuar tendo idéias, você precisa continuar lendo outros autores. Reserve uma hora do dia para “alimentar” a sua inspiração literária.
- Prepare-se para a luta.
Auto-publicar um livro exige muita iniciativa e força de vontade. É a paixão pelo que você faz que vai dar forças para continuar apesar dos obstáculos.
- Segue uma estimativa de custos para a publicação de um livro por uma editora:
- Formatação: R$ 1,50 a página. Logo, se seu livro tiver 100 páginas, lá se vão 150 reais.
- Design de Capa: R$ 100 em média.
- Edição de texto: Entre R$ 3 e 15 a página.
- Revise o seu livro.
Certifique-se de que não falta nada e que o texto está editado e completamente livre de erros de ortografia ou de gramática. Peça a alguns amigos de confiança para lerem um manuscrito do seu livro e fazerem uma crítica sincera sobre ele. Eles podem dar palpites sobre os acontecimentos da história, as motivações de cada personagem e outros detalhes que você como autor não tinha percebido antes.
- Faça parte de uma comunidade de leitores e autores. No site do Skoob, por exemplo, você pode cadastrar-se como autor e clicar em “Editoras” e cadastrar-se como uma delas.
- Revisar um texto exige que se leia o mesmo livro várias vezes até que todos os erros de ortografia, gramática, formatação e estilo sejam corrigidos. Uma dica é começar a ler de trás para frente. É cansativo, mas se você não tiver como pagar alguém para fazer isso por você, faça você mesmo.
- Se o seu orçamento permitir, pague um editor.
- Invente um título à altura do livro.
Ele deve deixar os leitores em potencial com vontade de saber do que se trata. Por exemplo, se o seu livro for sobre um romance proibido, o título pode ser cliché e batido como “O fruto proibido” ou instigante como “Ele nunca disse adeus”.
- Vale a pena pagar 100 reais para ter o trabalho de um designer profissional na capa do seu livro.
O apelo visual conta muitos pontos no mercado.
- Registre a sua obra na Fundação Biblioteca Nacional.
É preciso pagar a taxa no Banco do Brasil e cadastrar-se - a taxa custa custa 180 reais, mas você só paga uma vez. Para mais detalhes, confira o site da BN - Fundação Biblioteca Nacional
- Eles vão pedir os dados do livro e cobrar mais 12 reais pelo ISBN -
International Standard Book Number (um código reconhecido internacionalmente referente a livros registrados).
- Peça o código de barras para a sua obra - custa 22 reais.
Todos os procedimentos mencionados aqui podem ser feitos pelo correio e e-mail.
- Só depois de obter o ISBN você acessa o site da Câmara Brasileira do Livro e pede a Ficha Catalográfica, que custa 70 reais.
Digite “relação de editoras para envio de originais” no Google e você terá uma lista com várias delas para mandar a sua obra para avaliação.
Mas é importante saber que demoram para dar um retorno. Enquanto isso, vá agitando e publicando você mesmo.
- Digite “Amigos do livro gráficas” e você terá uma lista com várias delas para poder fazer pesquisa de preços.
Um bom número para começar seria 100 cópias - quanto mais cópias, menor o preço por livro impresso, mas já pensou você acabar com 500 livros encalhados dentro de casa? Se os seus primeiros 100 exemplares forem todos vendidos, daí sim você poderá arriscar-se a mandar imprimir mais 500 (o que custaria algo em torno de 3000 reais).
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