- Dicas
- Certifique-se de que não há erros no livro antes de mandar imprimir. Já pensou você pagar por 500 cópias e só depois perceber as gafes?
- Revise, revise e revise mais ainda. Se você não tiver paciência, pague alguém COMPETENTE para fazer isso. Tudo o que você NÃO quer depois de tanto esforço é ver resenhas negativas sobre o seu livro por causa de erros bobos ou de formatação. Além disso, ninguém precisa ficar sabendo que você não tem um contrato com uma editora. Não deixe na cara que o texto não foi revisado por um profissional.
- A publicidade pode ser a diferença entre um livro extraordinariamente bom que vendeu apenas 350 cópias e outro que é uma porcaria mas conseguiu vender 43000 cópias graças à propaganda.
- Cadastre-se em todos os sites para escritores que puder. Eles trazem dicas sobre todos os estágios de criação de um livro, incluindo divulgação e marketing.
- A tendência de publicar pela internet está ficando cada vez mais forte. O marketing na rede aliado às redes sociais podem ajudar e muito a promover um livro. Dessa forma, o sucesso ou o fracasso é você quem determina.
- Mande cópias grátis para quem estiver interessado e peça para que escrevam uma resenha para postarem na amazon.com e outros sites para comunidades de leitores. Uma resenha boa faz uma diferença enorme, pois ninguém quer arriscar-se a pagar para ler um livro que pode ser péssimo. É um pouco parecido com os filmes. Os leitores querem pelo menos saber do que se trata a obra.
- Capriche na descrição do seu livro. Seu objetivo deve ser atrair leitores, instigar a curiosidade deles, fazer com que se identifiquem de alguma forma com os personagens ou a história.
- Pesquisas mostram que os leitores compram livros depois de darem uma olhada em 3 coisas: a capa, a contra-capa e o índice. Vale a pena pagar um designer para que sua obra tenha uma apresentação à altura do conteúdo.
- Você pode montar um site, fazer um link para o site da Amazon e continuar vendendo seu livro pelo seu site.
- Divulgue o seu livro por meio de artigos em outros sites, blogs, redes sociais e qualquer outra forma de mostrar ao mundo que a sua obra está disponível. Se não souberem que seu livro está à venda, ninguém vai comprá-lo.
- Avisos
- Para ajudar os leitores e as ferramentas de busca a encontrarem o seu livro na internet, use parte do assunto do livro no título. Assim qualquer um que seja interessado pelo assunto pode acabar topando com a sua obra.
- Publicar um livro por uma grande editora tem muitas vantagens - a principal delas é o prestígio, pois todo mundo sabe que elas são extremamente seletivas. Não descarte a idéia, mas vá agitando o seu livro enquanto o grande contrato não vem.
- Verifique pelo Google se não há outros livros com o título parecido com o seu. Caso haja muitos deles, talvez seja o caso de mudar para que a sua obra se destaque no mar de outros livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário