terça-feira, 24 de março de 2015

Como Escrever Romances

Você quer escrever um romance que lhe dará o título de autor ou, talvez, apenas por diversão? Escrever romances não é algo fácil de fazer, mas pode ser bastante divertido! Embora não haja uma "fórmula" exata. 
 
 
 
 
 
 
 
  • Idealize os personagens, em especial os dois principais. 
 
 Pense em eventos passados que ocorreram em suas vidas e que, talvez, possam afetá-los no futuro. Quais são suas forças e suas fraquezas? Eles tiveram amores passados? Conheça o seu personagem.
  • Personagens são uma imensa parte de um romance. Para fins de torná-los "realísticos" (se for esse o seu objetivo), é preciso dar falhas a eles. Ninguém é perfeito, então por que fazer personagens perfeitos? — Ainda assim, fazê-los perfeitos um para o outro é algo bom, desde que possuam falhas por debaixo de tudo o mais.
  • Não permita que o seu personagem principal esteja obcecado com apenas uma coisa ou pessoa. O leitor deve ser capaz de conhecê-lo mais além de seus interesses românticos.

  • Escolha suas idades. 

Dependendo do grupo de pessoas a quem você está escrevendo o romance, escolha a idade de seus personagens. Você deseja que o livro seja facilmente assimilável, ou seja, escrever um romance adulto centrado em adolescentes de 15 anos não será um grande sucesso. Da mesma forma, se você estiver escrevendo um romance adolescente, tente não fazer os personagens com quarenta e poucos anos, ou mesmo com trinta e poucos anos, pois essas são as idades dos pais daqueles que estarão lendo a história. Adolescentes e jovens costumam devorar mais romances e, por isso, seria melhor se os personagens estivessem na faixa dos 18 aos 24 anos. Direcione a idade de seus personagens à idade do grupo-alvo que você deseja que venha a ler o livro.


  • Decida a ambientação.
 
  Se a história se passa no futuro, provavelmente não se parecerá ao mundo de hoje. Se você estiver escrevendo um romance paranormal, tente criar o seu próprio mundo. Baseie-o no subgênero no qual o romance acontece. Você não precisa ser extremamente específico se não quiser, mas os leitores terão mais facilidade em visualizar a história se puderem imaginar a ambientação. Ainda, ela pode ajudar a construir os seus personagens — se está sempre ensolarado, talvez um deles sonhe em viver em um local chuvoso um dia, e assim por diante. 
 
  • Pense em eventos que realmente transformem a história em um romance. 
 
 Inclua eventos que se associam ao romance, como encontros e términos de namoro. Pense em ideias interessantes, e não as mesmas que outras histórias já vieram a usar. Talvez o ex de um dos personagens sinta ciúmes do relacionamento e esteja tentando voltar, ou talvez os pais não aprovem e selecionem um personagem diferente para a protagonista. Não se esqueça também de usar outros personagens no livro, como os pais (quando lidando com adolescentes), amigos ou ex-namorados.
  • Não faça sempre desses eventos algo simples e alegre, cheio de borboletas e arco-íris, ou algo como casamento-divórcio-encontro-casamento-divórcio-encontro-traição-término. Você precisa que o seu romance se destaque do resto.
  • Dê ao casal sua parcela de dificuldades ao longo do caminho. A ideia garoto-encontra-garota-e-eles-se-apaixonam-e-vivem-felizes-para-sempre já se tornou algo não-original. Faça uma história interessante, como, por exemplo, garoto-conhece-garota-e-eles-se-odeiam-até-que-vê-a-garota-bêbada-e-louca-em-uma-festa-e-a-convida-para-um-encontro-por-pena-mas-ela-descobre-a-respeito-da-pena. Sim, é um cenário longo, mas muito mais complexo. Dependendo do tipo de romance que você esteja escrevendo, crie diferentes problemas para os personagens, como o fato de ele ser um fantasma, ela ter 10 anos a mais do que ele e a família dela não aprovar o casamento, ou ela ser deficiente física, ele vir do futuro, etc.
  • Escreva diálogos críveis. 
 
"Um... Sou a Charlotte. Te conheço?" parece crível. Sinta-se livre para adicionar algumas linhas melosas, como "Você tem os olhos mais incríveis). No entanto, não encha toda a história com elogios açucarados. Romances precisam ser apaixonados! Dê emoção a eles!
  • Inclua palavras descritivas. "Bom" e "legal" parecem não-profissionais e tendem a diminuir a emoção da leitura.

 
  • Comece a escrever/digitar o seu livro. 
 
Pense em um começo cativante, como um dos personagens flertando com outra pessoa de quem gosta ou, em um caso paranormal, tudo pode começar em um local mágico. Você não precisa se manter com a mesma linha, mas deve mantê-la. Pense também em um bom final. A maioria dos finais é composta pelos dois personagens vivendo felizes para sempre, mas por que não tentar algo diferente? Ele será algo lembrado e, por isso, pode ser muito melhor feito! 
 
  •  Termine bem o livro. 
 
 Você pode escrever um incrível romance, mas, se o final não estiver escrito de forma satisfatória, será apenas lembrado como "legal" ou "é, eu gostei, mas o final não é bom". Não se apresse com o final apenas porque você está cansado do labor intenso executado capítulo por capítulo. É melhor terminar o livro com o garoto e a garota juntos. Isso deixará os leitores felizes, porque eles desejam que ambos estejam juntos! No entanto, não sinta a necessidade de terminar o livro com os dois personagens principais vivendo felizes para sempre. Veja o caso de Romeu & Julieta
 
  •  Peça a seus amigos que leiam o livro. 
 
Peça críticas, ou você jamais melhorará. Se eles honestamente gostarem do livro, publique a história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©